Conheça o Area 9 e saiba como participar

Atenção startups capixabas: ESTAMOS NA AREA! O programa de inovação aberta do Base27 chegou, depois de muito planejamento: o Area 9 está entre nós! Ainda em outubro de 2021, o Base27 iniciou seu Programa Piloto de Startups, com 13 negócios participantes: BeWater, BeHappier, Call4fit, DiamondBigger, EMentor, Farmly, Turbo Partners, Refilme, Takeat e Tecnolokid, que concluíram o programa, além de Medspot, Arcádia e SoulEdu. Foram 16 encontros ao longo de quatro meses para implementar, avaliar e desenhar o formato do projeto, que entra agora em seu modelo operacional.

“O Area 9 será um espaço dedicado ao empreendedorismo, criatividade, inovação, tecnologia, capacitação e conexão. Ele foi pensado com o principal objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador e contribuir para um ecossistema cada vez mais conectado e forte. Desde o início pensamos num programa que pudesse ser colaborativo e que trabalhasse em parceria com os diversos modelos que já existem e que funcionam tão bem. Queremos reunir as boas iniciativas que apoiam startups e profissionais de tecnologia e economia criativa”, destaca a diretora de Inovação do Base27 e responsável pelo programa, Michele Janovik.

Sobre as ações e entregas promovidas pelo programa, as startups terão a possibilidade de participar de desafios de inovação (Desafios i9), trilha de desenvolvimento e capacitação (Ponto A9), meetups e rodadas de pitch, dentre outros. Além disso, o Base27 conta com uma parceria com o Founder Institute, maior acelerador de startups pre seed, com sede no Vale do Silício (EUA), para conectar startups em fase de pré-aceleração.

“O Area 9 surgiu para criar um novo modelo de interação entre empresas, startups e outras organizações do ecossistema. Além dos desafios de inovação aberta, ele preza pelo desenvolvimento do negócio da startup e também pelas conexões, para isso vamos ter o espaço físico todo pensado para as necessidades de uma startup. Isso tudo para promover o surgimento de negócios escaláveis no estado”, detalha a analista de projetos e inovação do Base27 e líder do projeto, Pollyana Rosa.

O projeto será abrigado em um espaço de 788m² na sede da Rede Gazeta, projetado para inspirar a criatividade e a colaboração e permitir a integração de pessoas, empresas, startups e projetos. O coworking vai contar com salas de projetos, sala de brainstorm, sala de podcast, cabines de ligação e outros espaços de produção de conteúdo.

“A Rede Gazeta está se preparando há mais de um ano para esse passo que liga a nossa tradição, como empresa de mídia, ao nosso futuro, nos conectando a startups, aceleradoras e outros players do ecossistema de inovação. Trazer para junto de nós o Base 27 e sediar dentro da nossa casa o Area 9 é apenas o primeiro capítulo de uma jornada de transformação e de novos aprendizados. Afinal, uma empresa com mais de 93 anos também pode ser vista como jovem e corajosa”, acrescenta o diretor de Inovação e Novos Negócios da Rede Gazeta, Dudu Lindenberg.

Como participar
As startups interessadas podem se inscrever a partir desta quinta-feira (17), no site do Base27, na aba “startups”, onde vão responder algumas perguntas para que seja feito um diagnóstico de como o programa poderia ajudar da melhor forma. Além disso, aqueles com interesse e disposição para serem mentores também tem espaço para se cadastrar, no mesmo link.