Trilha Para Executivos chega ao quarto encontro com análise de dados e tomada de decisão

O ato de inovar não se trata somente de colocar uma iniciativa à prova, é necessário tomar decisões de maneira estratégica e criar métodos de avaliação. De olho nesse aprendizado, o Base27 recebeu, na noite desta quinta-feira (26), o quarto encontro da Trilha de Inovação para Executivos focado em métricas e análise de dados para medir o sucesso da inovação.

Conhecedor do assunto, o convidado da vez foi Ricardo Santana, sócio da KPMG Lighthouse, que conta com uma rede de especialistas em dados, Inteligência Artificial (IA) e tecnologias emergentes para auxiliar organizações nos desafios da transformação digital.

Mestre em Big Data, certificação em liderança e inovação pela Georgetown University, Ricardo trouxe quase 20 anos de experiência na área de Data e Analytics pela PwC do Brasil. Para ele, como instrutor da KBS (KPMG Business School) e líder do treinamento de IA, é vital o uso de tecnologias como big data, machine learning e análise preditiva.

“Acredito que a competição analítica existe. Existe um grande ganho de competitividade. As empresas que se posicionarem vão conseguir maiores margens, maior competitividade, entender melhor o seu cliente, o seu negócio e suas dificuldades, buscar eficiência operacional, bem como atender requerimentos de compliance”, afirma.

Para Edson Aildefonso, Gerente de Projetos da DVF Educação Empresarial, inovar requer um aprendizado contínuo e interação baseada em feedback, além da análise de dados para obter insights e embasar decisões. “Com o crescimento da tecnologia, a análise de dados se torna algo fundamental para os nossos negócios porque estão cada vez mais disponíveis, cada vez mais de fácil acesso e, principalmente, porque o seu conhecimento contribui para que as decisões sejam mais assertivas.”, destaca.

Michele Janovik, CEO do Base27, valoriza o histórico de Ricardo Santana na visualização e entrega de soluções em Advanced Analytics, Business Intelligence (BI) e de Big Data para empresas.

“O encontro de hoje é justamente para falar sobre como usar os dados disponíveis para tomar as melhores decisões com gestores de inovação. O Ricardo traz isso, uma pessoa super experiente, e com certeza as pessoas saem daqui sabendo como devem fazer e para onde devem mirar”, destaca.