por Pollyana Rosa
Certamente toda empresa tem problemas. Mas será que toda empresa tem desafios? Ou melhor, sua empresa tem desafios?
Na inovação, quando falamos em desafios, significa que além de identificar os problemas, também precisamos apresentá-los de uma forma estruturada. É preciso evidenciar as causas e consequências, o que se sabe e não se sabe do problema, quem são as pessoas e áreas envolvidas, além de levantar as hipóteses que já foram pensadas ou testadas. Tudo isso para que na hora de buscar a solução, tenhamos todas as informações na mesa, inclusive o que não queremos implementar. Vou discorrer sobre três etapas fundamentais para a construção dos desafios antes da busca por soluções.
O primeiro passo é conhecer a fundo o problema que estamos enfrentando. Isso pode ser feito com uma série de perguntas e ferramentas simples do dia-a-dia:
- Qual a causa raiz do problema? (Para chegar na resposta, pode-se utilizar a ferramenta dos 5 porquês)
- O que já sei sobre o problema?
- O que eu não sei sobre o problema?
- O que suponho sobre esse problema?
- Quem sofre com o problema? (Para conhecer a fundo o cliente, pode-se construir o mapa da empatia)
- Quais as hipóteses pensadas ou testadas para resolver o problema?
O segundo passo é transformar o problema em desafio. Há quem encare um desafio como problema, porém, na inovação, desafio significa oportunidade. Neste passo, reescrevemos o problema utilizando as informações que reunimos no passo anterior para deixá-lo mais compreensível na hora de procurar a solução e enfatizar a oportunidade de melhoria que estamos buscando.
Por isso, para escrever o desafio seguimos o padrão: o que queremos resolver (verbo e objeto) + quem será beneficiado + como queremos alcançar. Uma boa prática também utilizada é iniciar a frase com “Como podemos…” e logo após descrever o desafio.
Exemplo: um problema comum da indústria é o desperdício de materiais por falhas e ineficiências na gestão de compras e armazenamento dos insumos. Após passar pelas perguntas acima, podemos descobrir que a causa raiz é a falta de um processo estruturado para identificar a existência do material no estoque e apontar o momento certo para a compra do insumo. Dessa forma, elaboramos o desafio da seguinte maneira: Como podemos digitalizar e automatizar processos da área de suprimentos, melhorando a rastreabilidade dos produtos e reduzindo o desperdício.
O terceiro e último passo é detalhar o que está em torno do desafio e o que se espera da solução para que a busca seja mais assertiva. Nesse momento é importante responder a perguntas como:
- Quais requisitos são necessários para a solução?
- Quais benefícios a solução deve trazer e quem serão os beneficiados?
- O que é considerado “problema resolvido”?
- Esse desafio está relacionado à qual (is) objetivo(s) estratégico (s) da empresa? (esta pergunta é importante para entender o quão relevante o desafio é para o negócio)
- Qual o contexto do problema e da empresa? (esta pergunta é importante quando for buscar parceiros de fora da organização)
Essa abordagem estruturada contribui não apenas para entendermos melhor os obstáculos que enfrentamos e consolidar os desafios, mas também para encontrar soluções mais estratégicas e alinhadas com os objetivos da empresa.