Um relatório publicado em maio deste ano pelo Google, em parceria com Associação Brasileira de Startups (Abstartups), mostra que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais do mercado de tecnologia da informação (TI) até 2025. São profissões como programador, analista de dados e machine learning, desenvolvedor de jogos e outras carreiras, que atraem cada vez mais jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho.
Pensando nisso, o Base27 lança mais um projeto em parceria com com as empresas mantenedoras e instituições de ensino superior, o BaseTEC, que surge para contribuir na formação de estudantes que vislumbram uma carreira na tecnologia.
O BaseTEC é um programa de inovação social, destinado a jovens do ensino técnico e superior. Nesta 1ª edição, o conteúdo será oferecido por especialistas da Intelliway, empresa da comunidade B27, para alunos da instituição parceira Unisales – no Centro Universitário Salesiano e Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador.
Para o CTO da Intelliway, Frederico Comério, o novo programa é um passo importante não só para o Estado do Espírito Santo, pois também reverbera nos índices de formação na área para todo o Brasil: “As projeções indicam que o Brasil enfrentará um déficit significativo de profissionais de tecnologia nos próximos anos. Capacitar os jovens, especialmente em áreas como programação, não apenas ajuda a preencher essa lacuna, mas também oferece uma oportunidade sem precedentes para os estudantes se posicionarem estrategicamente no mercado. Investir neles hoje é garantir um futuro tecnológico mais forte e inovador para o nosso estado e consequentemente para o nosso país”.
Além da parte técnica, o BaseTEC também prevê o estímulo à motivação e criatividade na aprendizagem, prover o aumento da autoconfiança, maior capacidade de concentração, aquisição de novas informações e desenvolver habilidades, competências e destreza.
Juliana Ferrari, Diretora de Educação do Base27, destaca que o programa é uma oportunidade para os jovens de se aproximarem do mercado, tendo contato direto com a dinâmica de uma empresa e sendo avaliados por ela diretamente. Além disso, para as empresas, é uma excelente oportunidade de conhecer novos talentos.
“O BaseTEC surgiu nos encontros com as instituições de ensino com o objetivo de aproximar os alunos do mercado de trabalho, levando em consideração a expertise das empresas mantenedoras. Sabemos que a demanda por programadores é alta e que muitas vezes a velocidade e dinâmica do mercado é diferente da das instituições. Por isso, a ideia do programa em contribuir com a formação dos alunos da área de tecnologia com a chancela de uma empresa do mercado”, destaca.
O projeto já está em andamento desde 28 de agosto, e vai até o dia 27 de novembro. Os alunos terão aulas online assíncronas, tutorias, fórum para dúvidas, atividades avaliativas propostas pela Intelliway e encontros presenciais.