O Governo do Estado do Espírito Santo recebeu, nos dias 11 e 12 de abril, os membros da Missão Internacional de Ministros e Secretários de Educação para apresentar os avanços alcançados pelas Escolas de Tempo Integral do estado e discutir os desafios educacionais globais. O Base27 foi escolhido como sede de uma parte da programação para os 23 ministros de oito países latino-americanos na quinta-feira (11), recebendo um encontro inédito para o Brasil.
O II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco” contou com a participação de ministros de Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá, Uruguai e Peru, bem como secretários de Educação de diversos estados brasileiros. A jornada escolar é uma pauta importante e comum a todos os países da América Latina, visto que os estudantes serão os colaboradores, os empreendedores ou os gestores das organizações no futuro.
Os desafios não se resumem apenas ao desenvolvimento dos alunos. Os países estão atentos à garantia de direitos de aprendizagem e à permanência dos estudantes no sistema de ensino. Juliana Ferrari, Diretoria de Educação do Base27, abriu o evento apresentando as iniciativas promovidas pelo hub junto ao setor privado.
“Nosso papel na área de educação é impactar e capacitar estudantes em relação à inovação e empreendedorismo. Todos os nossos projetos são pensados nesse sentido e já podemos perceber que estamos no caminho certo. Já colhemos resultados positivos e conseguimos participação efetiva das empresas e instituições de ensino em uma atuação integrada e colaborativa”, declarou.
Avanços no Espírito Santo
O Espírito Santo conta com 184 unidades de Tempo Integral, um número de escolas quase cinco vezes maior que o registrado em 2019 (32). A expansão atende cerca de 56 mil alunos matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino. O apoio do Governo do Estado já chega a 67 municípios com o repasse de recursos financeiros para investimentos nas Escolas de Tempo Integral, além do suporte técnico e pedagógico.
O Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI) objetiva oferecer educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.
Apesar dos avanços, Vitor de Angelo, Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, acredita que ainda há muitas melhorias a serem feitas. Para ele, a troca com outros sistemas educativos e a análise sobre suas premissas e essências são enriquecedoras.
“O Espírito Santo, mesmo sendo uma referência em muitas coisas, padece dos mesmos desafios. Atualmente, o Estado como um todo tem os mesmos desafios. Inovação e educação é algo que estamos dedicados a fazer. O projeto Escola do Futuro, por exemplo, tem sido um projeto importante para nós nesse sentido. O que estamos fazendo no Base27 é dar sequência na agenda da missão da Comunidade Araucária, onde a gente procura estabelecer relações, acordos e trocar experiências justamente para avançar também no que podemos compartilhar com outros lugares, e eles conosco”, explica.
Entre as ações de destaque em solo capixaba está uma iniciativa do Espírito Santo em Ação e da Secretaria de Educação, que se movimentaram para gerar uma oferta para a educação profissional. Durante o II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária, Richardson Schmittel, Diretor Regional do Senac/ES, destacou a ideia que promete transformar a jornada de estudos dos alunos e a economia do estado do Espírito Santo.
“Eles fizeram uma oferta de vagas ao Governo do Estado. Parte dela paga pelo governo e outra parte oferecida em contrapartida e gratuitamente para a rede pública. Isso para que toda a rede municipal e a nossa rede privada do SENAC e do SENAI pudessem ser utilizadas para esses cursos. Ou seja, o aluno estuda o ensino médio em uma escola estadual e faz o curso técnico no contraturno dentro de uma escola do SENAC, do SENAI ou do SENAT”, destacou.