Projeto de Leitura com IOB

Inclusão também é inovação: conheça o projeto de leitura com alunos Instituto Oportunidade Brasil

Diversidade e inclusão são assuntos que devem fazer parte da agenda de qualquer empresa inovadora. Sabendo disso, o Base27 investe em iniciativas de inovação social que apoiam projetos e organizações sem fins-lucrativos no Espírito Santo, como o Instituto Oportunidade Brasil, que recebe patrocínio e apoio do hub em diversos projetos.

A mais nova iniciativa é um projeto de leitura com alunos do instituto, que teve sua aula inaugural na quarta-feira (14). O projeto tem como público-alvo alunos negros e pardos, em situação de vulnerabilidade social, com o propósito potencializar a inclusão de jovens negros no cenário educacional e profissional afim de promover a igualdade racial.

Na primeira aula, os participantes desta 1ª edição conheceram o livro que será trabalhado: Cartas Para Martin, de Nic Stone, tendo como mediadora a Diretora de Educação do Base27, Juliana Ferrari. O livro servirá de base para os quatro encontros quinzenais. A obra mostra a percepção de uma sociedade desigual diante da promessa de fracasso de uma pessoa negra. 

“A gente teve que selecionar um livro que todos vão ler juntos. Mas, eu acho que qualquer projeto de leitura ajuda na reflexão, interpretação, argumentação e mais do que isso, vivenciar histórias, experiências, sentimentos e emoções que, talvez, eles não teriam oportunidade não tivessem lendo aquele livro”, destaca.

O programa é oferecido com prioridade para jovens negros e pardos, de baixa renda e residentes nas periferias. Todos os alunos aprovados no processo seletivo são estudantes do ensino médio de escolas públicas da Grande Vitória.

Para Verônica Lopes, presidente do Instituto Oportunidade Brasil, o primeiro contato já estimula o empenho dos alunos, que terão encontros até novembro. “Eu acho super importante, pois os meninos precisam ter o hábito da leitura na vida deles. No ambiente que eles vivem não é estimulado. Acho que essa abertura é ótima e vai ajudar muito a melhorar a leitura deles”, conta.