Fomentar a colaboração, a troca de conhecimento e a co-criação de soluções inovadoras exige um esforço das empresas, e a mantenedora do Base27, Fortes Engenharia, entendeu a necessidade de agir intencionalmente para desenvolver um ambiente que fomente a cultura de inovação em toda a organização, desde as equipes do escritório até os colaboradores dos contratos em todo o Brasil.
Pensando nisso, a construtora criou o FORHUB, um hub de inovação itinerante, que leva o conhecimento até os canteiros de obra. Localizado inicialmente em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, ele é capaz de proporcionar um ambiente interativo para que os colaboradores acessem informações cruciais e aprendam sobre as mais recentes tecnologias.
Para compartilhar essa iniciativa com a comunidade, o Base27 recebeu, nesta terça-feira (07), o time responsável pela idealização e execução do projeto. A necessidade de um espaço acolhedor, de troca de ideias referentes à inovação, foi exposta pelo gerente de obra Jean Magnun Schletz. Em seguida, Rainan Almeida, Engenheiro de Planejamento, mostrou o desenvolvimento do ambiente para servir de elemento importante para alavancar a cultura no canteiro de obras.
“Além de momentos para co-criação de soluções, a ideia é utilizar o espaço para treinamentos específicos voltados para novas tecnologias, inovação e design, em parceria com instituições de ensino do ecossistema local. Além disso, proporcionamos o fácil acesso a recursos digitais, principalmente para colaboradores que não possuem computador em casa, que podem acessar a universidade corporativa, a UniFortes e outras capacitações virtuais promovidas e recomendadas pelo InovaFortes”, destaca Rainan.
A estrutura do FORHUB é de light steel frame e o acabamento conta com piso laminado, mini-cozinha com cooktop, frigobar e outros utensílios. O ambiente tem computadores, projetor e televisão com touchscreen para disseminação das informações corporativas, projetos e programas da Fortes.
Está prevista ainda a instalação de placas fotovoltaicas, sistema de reaproveitamento de água da chuva e horta vertical, diminuindo o impacto ambiental do canteiro de obras.
“O hub serviu para transmitir credibilidade para o cliente em relação às soluções pré-moldadas, e fez com que ele alterasse o método de construção, que sempre foi um desejo de engenharia da Fortes. Da forma que foi feito o FORHUB, será executada a área de vivência contratada pelo cliente”, ressalta o engenheiro.
Confira mais imagens do FORHUB: