Segundo o IBGE, a população negra constitui 56% do Brasil e, hoje, segunda-feira (20), é Dia da Consciência Negra, uma data para relembrar as lutas dos movimentos negros e conscientizar sobre a força e a resistência da população negra que vive no Brasil. No entanto, os dados do IBGE também apontam que pretos e pardos têm menor acesso a emprego, educação, segurança e saneamento, o que representa apenas uma parte dos percalços enfrentados.
Em um mundo em constante transformação, é difícil crescer e prosperar sem diversidade e conectividade. Não basta contar com a visão de pessoas de diferentes grupos sociais para inovar, mas também garantir que todos tenham oportunidades iguais dentro da empresa. É preciso fomentar ações de combate ao racismo e de inclusão crescente em todos os níveis nas organizações.
A diversidade é indispensável para que as empresas sejam inovadoras. Juliana Oliveira, Agente de Operações e Eventos do Base27, tem visto progresso na pauta, apesar de somente 4,7% dos brasileiros que se declaram negros ocuparem cargos de alto escalão. “A oportunidade, quando comparo com outras pessoas, é um pouco mais difícil. Eu creio nesse sentido de onde eu venho. Nós temos um pouco mais de dificuldades de chegar onde queremos. Mas sabemos da nossa potência. Meu desejo é ver pessoas como eu chegando a cargos maiores, melhores e de governança”, afirma.
Uma pesquisa da Mckinsey & Company mostra que empresas que promovem a diversidade étnica e racial apresentam um crescimento de 35% nas chances de terem maiores rendimentos no seu setor de atuação. O Base27 entende a importância de contribuir com a formação de pessoas e facilitar oportunidades para a transformação social. Por isso, desde 2022, o hub é apoiador e patrocinador do Instituto Oportunidade Brasil (IOB), que tem por propósito aumentar a inclusão de jovens negros em situação de vulnerabilidade social no cenário educacional e profissional e promover ações de igualdade racial.
Para Verônica Lopes, presidente do IOB, a inclusão da diversidade racial e étnica passa pelo acesso à tecnologia e à inovação. “Muitas vezes os jovens que estão longe do ecossistema de inovação acredita que inovação não é para eles e que não são inovadores. A nossa parceria vem sendo fundamental para aumentar o acesso da comunidade e mostrar que todos têm ideias que podem fazer a diferença.
O Dia da Consciência Negra é um feriado dependendo de decisões dos governos municipais e estaduais. Neste ano, seis estados têm feriado na data por lei estadual: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.