Uma conduta ética, de responsabilidade fiscal, garantia de direitos e transparência integram apenas um dos pilares do ESG. Na noite desta terça-feira (31), o Base27 recebeu o meetup “O impacto do ESG na contabilidade da sua empresa” com enfoque na importância de investir em governança ambiental, social e corporativa para inovar e ter resultados significativos na contabilidade empresarial.
Para falar do assunto, Poliano Bastos, doutor em Ciências Contábeis e Administração, expôs sua sólida formação em ESG, governança corporativa e finanças, gestão estratégica e da cadeia de suprimentos, logística e comércio internacional.
Para o Professor e Coordenador de Pós-Graduação da Fucape, é necessário que os profissionais de contabilidade, empresários e quem almeja colaborar com o setor tenha a mente aberta para a promoção de práticas de negócios sustentáveis e responsáveis.
“As empresas terão que estar antenadas porque isso está impactando no custo do dinheiro que elas estão pegando no banco, nas operações nacionais e internacionais e nas relações que tem com empresas e Estado. Todo mundo está preocupado neste momento com a emissão de gás de efeito estufa. As primeiras normas estão apontando para isso e vão virar legislação no Brasil”, destaca.
Explorar a governança ambiental, social e corporativa está influenciando e transformando a prática contábil. Por isso, Amanda Krugel, Analista de Inovação do Base27, acredita ser importante alinhar o ESG às estratégias de negócios da empresa.
“Integrar o ESG nas estratégias da empresa é uma fonte de vantagem competitiva, além de abrir um leque para o mercado , para os consumidores e para investimento. Não é somente sobre ecologia”, ressalta.