Base27 explora impacto da governança de dados com V3 Data e Fortes Engenharia

Nesta quarta-feira (14), o Base27 realizou o “Base Talk: Importância da Governança de Dados nos Resultados de Negócio”. Em uma tarde repleta de insights e inovação, a Fortes Engenharia, em parceria com a  V3 Data, demonstrou como a análise de dados está redefinindo o planejamento de obras e impulsionando o sucesso empresarial.

O evento destacou a aplicação de Business Intelligence (BI) como ferramenta estratégica para transformar dados em decisões assertivas e eficientes. A V3 Data e a Fortes Engenharia, juntas, mostraram como a governança de dados não é apenas uma necessidade, mas uma oportunidade estratégica para empresas que desejam liderar em seus setores. 

Excelência operacional visa sucesso em longo prazo e precisa eliminar cadastros manuais para de fato garantir a evolução da estrutura de gestão de dados. Ou seja, o investimento em dados irá auxiliar o líder na hora de designar as atividades da equipe. Estefany Castro, Head de Inovação e Estratégia na Fortes Engenharia, falou sobre a redução de risco e perdas no planejamento de obras

“Quanto mais a gente automatizar, mais confiáveis os dados ficam e menor a possibilidade do colaborador não executar o projeto. Quanto menos depender dele a inserção de informações, o projeto flui melhor. “, alerta.

O acesso ao Business Intelligence (BI) deve ser fácil e transparente. O BI deve estar sempre atualizado, além de necessitar de um mecanismo que reconheça a possibilidade de erro no banco de dados via inputs errôneos feitos por colaboradores.

Marllon Banhos, cofundador da V3 Data, enfatizou como a governança de dados é fundamental para garantir a qualidade e a confiabilidade das informações utilizadas pelas empresas: “Tenham ferramentas de visualização de dados orientados para cada setor do seu negócio. Eu vejo muitas empresas onde cada setor faz algo diferente, monta o seu modelo de BI. Eu nunca vi funcionar. Acho importante ter um padrão para funcionar. O princípio é partir da governação. A partir daí você tem base suficiente para trazer inovação e tecnologia que vão consumir de uma base fidedigna para trazer resultados interessantes”.