O Base27, o maior hub de inovação do Estado, comemora seu quarto aniversário em 2024, celebrando um período de expansão. Desde sua fundação, o Base27 tem sido um catalisador para o empreendedorismo e a inovação, oferecendo um ambiente dinâmico e colaborativo que promove o desenvolvimento e a conexão entre grandes empresas, investidores, startups, academia e sociedade. A comemoração acontece no hub no próximo dia 27 de junho, às 18h30, e contará com a presença de empresas mantenedoras, patrocinadoras, instituições de ensino e parceiros estratégicos.
Para a CEO do Base27, Michele Janovik, desde sua fundação, o hub consolidou-se como um verdadeiro motor de inovação no Espírito Santo. “Em números, isso se traduz em conquistas relevantes: atualmente, o hub conta com 40 empresas mantenedoras, 10 patrocinadores e mais de 100 startups conectadas para impulsionar a cultura de inovação nas organizações. Além disso, o Base27 tem desempenhado um papel fundamental na pré-aceleração e aceleração de novas empresas de base tecnológica, com 22 startups pré-aceleradas e 17 em processo de aceleração em 2024”, afirma.
Também segundo Michele, outro ponto em que o Base27 se destaca é na área da educação. “O Base27 é pioneiro em promover conexão efetiva para realizações de projetos educacionais entre empresas e academia. Contamos com 14 instituições de ensino conectadas com mais de 10 mil estudantes sensibilizados para a inovação por meio de diversos programas realizados pelo hub em conjunto com as instituições e mantenedores”, destaca.
A CEO do hub frisou que esses quatro anos foram marcados por inspiração, crescimento, aprendizado e consolidação: “O Base27 transformou-se de uma ideia visionária de empresários inquietos para um pilar fundamental do ecossistema de inovação capixaba, com reconhecimento nacional. Já viramos benchmarking para vários hubs de inovação pelo Brasil. Cada conquista reflete o trabalho bem estruturado e a colaboração entre empresas, startups, e a comunidade acadêmica que compartilham do propósito do Base27. Foram anos desafiadores, mas extremamente gratificantes, onde a inovação foi o principal direcionador que guiou todas as nossas ações. As inúmeras conexões realizadas para ampliar o grau de maturidade de inovação das empresas, solução de desafios, benchmarking, e ampliação de networking mostram a eficácia e a energia do hub”.
Novas parcerias
O Base27 está recebendo novos parceiros na comunidade: a Vale e a Samarco como empresas mantenedoras, e a startup Housi, que terá sua sede no EspíritoSanto dentro do hub, o que aumenta a credibilidade e amplia as possibilidades de conexões. “Vale e Samarco trazem uma bagagem sólida de experiência e recursos, que podem proporcionar oportunidades únicas de desenvolvimento e escalabilidade, tanto para as demais empresas mantenedoras, quanto para as startups conectadas ao Base27. Já a Housi, conhecida por sua abordagem inovadora no mercado imobiliário, traz um novo dinamismo e possibilidades de sinergia com outras startups e empresas do hub”.
Essas novas parcerias, conforme aponta a CEO do Base27, têm o potencial de impactar ainda mais o crescimento do ecossistema de inovação no Espírito Santo, abrindo portas para novos projetos, investimentos e avanços tecnológicos. “A expectativa é que, com essas adições, o Base27 continue contribuindo com a atração de talentos e recursos, consolidando-se como um epicentro de inovação e empreendedorismo na região e além”, avalia.
Planos
As expectativas para o futuro são ambiciosas e promissoras, de acordo com Michele: “O Base27 pretende expandir ainda mais sua influência no ecossistema, tanto em termos de empresas conectadas quanto de startups aceleradas e que vão contribuir para a promoção da cultura de inovação e da diversificação da matriz econômica do Estado, que é um dos principais objetivos de o hub ter sido criado. Para isso, continuaremos investindo em infraestrutura, parcerias estratégicas e programas de formação. A meta é se manter na vanguarda da inovação aberta, criando um ambiente propício para que novas ideias floresçam e se transformem em soluções concretas e negócios de sucesso”.