Base Talk: Hilti Brasil conduz evento sobre segurança do trabalho e produtividade

A integridade física dos colaboradores e a sustentabilidade alinhadas às práticas da empresa podem trazer grandes impactos. Uma questão que surge é o dilema de potencializar a produtividade junto às preocupações ambientais, sociais e econômicas. Nesta quinta-feira (21), o Base27 recebeu a Hilti Brasil, que trouxe os desafios da indústria da construção civil no Base Talk.

A Hilti inovou ao criar ferramentas movidas a bateria para diminuir o risco de acidentes no trabalho e aumentar a produtividade. Existem também iniciativas sustentáveis na Hilti, como a meta de se tornar neutra em dióxido de carbono (CO₂) e a reutilização das máquinas usadas na construção.

Oliver Moesgen, CEO da empresa de ferramentas de alta qualidade para a construção, conduziu o evento exemplificando iniciativas para aumentar a produtividade de forma sustentável e os desafios encontrados na indústria. Com experiência global, ele está na Hilti desde 2004 e há 12 anos atua como CEO da empresa.

Na visão de Moesgen, a sustentabilidade pode ser um catalisador para a redução de resíduos e economia de custos, o que gera maior produtividade, bem como para o aprimoramento de produtos, criação de reputação da marca, inovação e novas oportunidades.

“Estamos num processo muito desafiador de mão de obra qualificada escassa, saúde e segurança sempre mais importantes e custos materiais mais altos. Estamos em plena mudança. Nós como Hilti estamos trazendo novas soluções com mecanização, inovação e modularização, para que  nossos parceiros e clientes possam fazer mais com a mesma mão de obra”, destaca.

Durante séculos, a sociedade viveu em um modelo de desenvolvimento que não levava em consideração os impactos causados ao meio ambiente, à saúde e à segurança do trabalho. Atualmente, esses são assuntos que devem caminhar juntos e estão cada vez mais esclarecidos entre empresas e colaboradores.

Conhecido por promover a cultura de inovação e a colaboração, Oliver Moesgen acredita que a sustentabilidade deve estar em pauta nos negócios para que eles sejam capazes de existir e prosperar.

“Há muita responsabilidade para adotarmos novas soluções, mais sustentáveis e menos impactantes para o meio ambiente. Aqui falo de materiais, tecnologia e processos que temos que trazer para o mercado para podermos continuar essa missão de criar moradias e indústrias”, destaca.

Para Pollyana Rosa, Head de Inovação do Base27, pensar em segurança, sustentabilidade e produtividade nada mais é do que ver as necessidades atuais sem comprometer a qualidade de vida e o desenvolvimento das futuras gerações.

“A gente percebeu que tem muito a ver com as pessoas, então a nova geração que está surgindo, como engajar elas no mercado de trabalho. Tem a ver com novas tecnologias aplicadas, tem a ver com sustentabilidade e as empresas precisam estar atualizadas para trazer essa inovação para dentro de casa e assim aumentar a produtividade nos seus canteiros de obra”, afirma.