Nesta quinta-feira (08), o Base27 foi o cenário de uma discussão vital para o ambiente de trabalho: a segurança psicológica e seu papel crucial na promoção da inovação. O evento “Base Talk: Segurança psicológica – como criar um ambiente favorável para a inovação” contou com a presença da renomada Katia Vasconcelos, Doutora em Administração, Diretora de P&D e RH do Grupo Rhopen, e cofundadora do Hub de Gente.
Ao se sentirem psicologicamente seguros, os membros de uma equipe estão mais dispostos a assumir riscos calculados, compartilhar ideias inovadoras e contribuir de maneira significativa para o sucesso da organização. Katia Vasconcelos compartilhou sua vasta experiência e conhecimento, oferecendo insights valiosos sobre como construir um ambiente de trabalho seguro e propício à inovação.
Em sua apresentação, a doutora destacou a importância de estabelecer uma base sólida de confiança e respeito dentro das equipes, elementos que são essenciais para promover a criatividade e para que novas ideias possam ser exploradas sem medo de julgamentos ou represálias.
“Quando estamos falando de inovação, estamos falando de realizações coletivas, feitas por pessoas diferentes. Diferentes em valores, pensamentos e ações. Para agir, essas pessoas precisam sentir que tem ambiente propício para isso”, afirma.
O Base Talk proporcionou uma oportunidade única para líderes e gestores refletirem sobre a cultura organizacional de suas empresas e considerarem mudanças necessárias para criar um ambiente mais inclusivo e inovador.
Katia Vasconcelos também abordou temas críticos como a identificação e combate ao assédio no ambiente de trabalho. Para a especialista, reconhecer e enfrentar essas questões é fundamental para criar um espaço onde os colaboradores se sintam valorizados e protegidos, o que, por sua vez, fomenta a colaboração e o desenvolvimento contínuo.
“É preciso estimular as conversas, estimular que as pessoas tenham a possibilidade de falar. Ou seja, efetivamente lideranças que saibam ouvir e saibam acolher sugestões, que estimulem ambientes verdadeiros e, acima de tudo, reconheçam que diante de si há sempre seres humanos”, ressalta.