Base Científica fomenta pesquisa acadêmica com desafios reais de empresas

No cenário acadêmico é importante conhecer e pesquisar problemas reais do mercado de trabalho, que, por sua vez, precisa de pessoas engajadas em contribuir com as soluções de suas dores. Na noite desta terça-feira (06), alunos de instituições de ensino da Grande Vitória apresentaram ideias inovadoras para os desafios das empresas Fortes Engenharia e Suzano, no Demoday do Base Científica.

O Base Científica é um programa do Base27 que favorece o desenvolvimento de soluções das dores das empresas, privilegiando uma formação mais inovadora a partir da conexão entre instituições de ensino e empresas mantenedoras.

Ao todo, 16 alunos – entre TCC, projeto integrador e projeto de extensão – desenvolveram suas soluções para um Demoday, com a participação de representantes das empresas que lançaram os desafios. Juliana Ferrari, Diretora de Educação do Base27, avaliou o momento com as empresas mantenedoras.

“Eles se dedicaram, trouxeram resultados concretos que já podem ser implementados. A gente até já ouviu que alguns realmente serão implementados, e aqueles que não foram, eles trouxeram insights, que eu acho que isso que é o mais importante também. A gente não tem a expectativa da solução pronta, mas a gente tem a expectativa deles também crescerem”, assegura.

Os estudantes das três instituições de ensino participantes (UVV, UniSales e Senac) se inscreveram na vitrine de desafios dos mantenedores do Base27 no início do semestre. 

Entre as apresentações, Estefany Castro, Head de Inovação e Estratégia da Fortes Engenharia, observou a solução do desafio de “Controle de alimentação nas obras”, proposto pela empresa referência no mercado da construção civil.

“O que me chamou mais a atenção foi o controle de alimentação porque foi uma entrega, não só de desenho de telas. Não só design. Eles entregaram uma solução já programada, já desenvolvida, funcionando, que para mim é o princípio número 1 de inovação, entregas de valor”

Veja os desafios propostos por cada empresa mantenedora:

  • UVV <> Fortes Engenharia – Como podemos democratizar a seleção de projetos sociais para patrocínio de instituições privadas?
  • UniSales <> Suzano – Mapeamento de oportunidades de uso de celulose na Construção Civil
  • UVV <> Fortes Engenharia – Controle de estoque de almoxarifados nas obras
  • Senac <> Fortes Engenharia – Controle de alimentação nas obras
  • UniSales/Ufes <> Fortes Engenharia – Reuso da Quadra da Comunidade São Benedito